Wallon e a Inteligência

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Henri Wallon foi um dos três mais importantes teóricos psicogenéticos – ao lado de Vygotsky e Piaget. Ele baseou-se no desenvolvimento da criança e analisou o seu comportamento e pensamento, aliando a inteligência à motricidade e ao afeto. A teoria walloniana não é isolada dentre as diversas existentes para tentar compreender a estrutura psíquica do ser humano. 



A perspectiva walloniana apresenta uma teoria onde o ato motor, afetivo está estritamente ligado ao ato mental. Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Sua teoria pedagógica, diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro. Para ele as emoções têm um papel importante no desenvolvimento da pessoa, a gênese da inteligência está nas emoções. Para Wallon, a criança observa o mundo e tenta se comunicar com ele: “A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a elas.” (Henri Wallon)

São diversas as significações que a psicogenética walloniana atribui ao ato motor. Além do seu papel na relação com o mundo físico (motricidade de realização), o movimento tem um papel fundamental na efetividade e também na cognição. (GALVÃO, 1995)


O sujeito forma seu mundo mental, pelas emoções, e não tão vinculado ao objeto em si como descreve Piaget. Em – L’enfant turbulent -, há uma descrição das etapas iniciais do desenvolvimento psicomotor: a criança está num estágio impulsivo, sensório-motor e de certa forma projetivo. Wallon observa as condutas da criança em seu ambiente, tendo um olhar clínico – médico – e psicológico, na medida em que estabelece relação de qualificação nos resultados obtidos, sendo secundaria a quantificação. Existe um processo dialético, uma conversa entre o que é experiência medica, no sentido físico, e psicológico, no sentido de aprendizagem e de cognição.
Os grandes temas da perspectiva walloniana são: o movimento onde a mistura de ideias num mesmo plano é fator determinante para o desenvolvimento intelectual; a emoção que tem a importante função na relação da criança com o meio; a inteligência: Wallon põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma estrutura mais humanizada onde a arte e a ciências são igualmente valorizadas; e a personalidade em que a relação com o outro é fundamental para a formação do individuo, seja para imitar ou negar: “O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna.” (Henri Wallon)

Fonte: Sigmund Freud, Karl Marx e Piaget e suas influências na teoria Walloniana, escrito por Adriana Batista, Erika Andrade, Gabriel Revlon, João Manoel, Jussara Souza, Mariana Pinheiro, Pablo Jacinto e Sirley Almeida (2011)







Aprofunde-se com os vídeos:


Introdução à teoria Walloniana, motricidade e emoções


A inteligência e a Motricidade e Inteligência e Afetividade



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